Os minerais mais especiais da Europa

Os minerais mais especiais da Europa

Last Updated on 24/07/2021 by Prana

Os minerais mais especiais da Europa, é uma seleção de fantásticos exemplares que nos deslumbram pela sua beleza invulgar, relembrando-nos que a natureza nunca para de nos surpreender.

O continente Europeu possui uma geologia complexa, que tem como resultado, a produção de uma grande quantidade de depósitos de minerais. A extração dos mesmos, têm sido feita desde tempos antigos. A civilização Romana foi a primeira a industrializar os processos de extração dos diferentes tipos de minerais, bem como de metais. Esta atividade ocorreu ao longo de todo o Império.

É importante no entanto mencionar que as gemas mais associadas à realeza e alta nobreza não eram encontradas em Europa. Essas preciosidades, provinham de lugares exóticos, através do comercio originado pela Rota da Seda.

 

Minerais da Europa

Mesmo depois de séculos de extrações, o nosso continente ainda possui uma grande quantidade dos mais extraordinários minerais. Tanto em variedade, como em qualidade, os minerais da Europa destacam-se pelas suas especiais particularidades, como poderá observar nos que lhe mostramos a seguir.

 

Quartzo Fumado – Suíça

A cor do Quartzo Fumado é provocado por uma reação à radiação na sua estrutura cristalina. A sua cor castanha é muito mais homogénea do que a da Ametista, no entanto, também se nota uma maior intensidade nas pontas dos cristais. Dependendo do local de extração, o Quartzo Fumado apresenta diferentes tonalidades. Assim é o caso dos cristais extraídos nas minas da Escócia, que normalmente são muito mais escuros, sendo esta qualidade conhecida como Morion.

Minerais da Europa

Fonte da imagem

 

 

Agardite – Alemanha

As Agardite são minerais raros e muito delicados, formando pequenos pom poms de finíssimas agulhas de uma vibrante cor azul turquesa ou verde.

Minerais naturais com cores lindas

Fonte da imagem

 

 

Granada Grossular – Itália

O Grossular é um tipo de Granada, sendo a variedade desta gema que mais cores apresenta. As variedades mais conhecidas são a Tsavorite, uma granada de cor verde brilhante e a Hessonite de cor laranja ou laranja acastanhado.

Minerais em bruto

Fonte da imagem

 

 

Pirite – Espanha

La Rioja em Espanha é um dos lugares do mundo onde encontramos os maiores cubos de Pirite. Da mina de Navajún são extraídos essencialmente cubos, com tamanhos desde 1mm de lado, até aos 20cm. A sua perfeição e tamanho faz deste tipo de Pirite a mais procurada por colecionadores de todo o mundo.

Os minerais mais especiais da Europa

Fonte da imagem

 

 

Moldavite – República Checa

A Moldavite foi originada pelo impacto de um grande meteorito com a Terra, há uns 15 milhões de anos. A formação especial da Moldavite, é o resultado da fusão entre o material do meteorito e o solo onde caiu. Este é um mineral raro, pois só a encontramos num lugar do mundo, sendo definitivamente escassa, pela sua disponibilidade limitada. Poderá encontrar mais informação sobre este mineral, no artigo dedicado ás propriedades da Moldavite.

Minerais especiais Europa

Fonte da imagem

 

 

Âmbar – Báltico

O Âmbar Báltico é uma gema originada por um processo orgânico. Trata-se da resina fossilizada de um tipo específico de coníferas, uma espécie de árvores já extinta que existiu nas florestas de Europa, entre 30 a 45 milhões de anos atrás. Como podemos ver nesta imagem, por vezes pequenos insetos ficavam presos na resina. Hoje em dia encontramos exemplares de Âmbar, numa zona que abrange desde a Polónia, até à Estónia. Sendo esta gema conhecida como o Ouro do Norte.

Minerais diferentes

Fonte da imagem

 

 

Apatite Violeta – Panasqueira, Portugal

Este é um exemplar, com uma cor extraordinariamente rara para o mineral Apatite. A mina de Panasqueira é famosa pela qualidade e raridade dos seus minerais. Este é um exemplar natural, sem qualquer tipo de tratamento e a Apatite está assente numa rocha de pequenos cristais de Siderite e Moscovite.

Fonte da imagem

 

 

Fluorite Rosa – França

A Fluorite é um mineral que pode ser encontrado com diferentes cores, sendo a cor Rosa uma das menos comuns. O nome fluorescência deve-se a este mineral, porque muitos dos seus exemplares apresentam fluorescência sob a luz ultravioleta.

Fonte da imagem

 

 

Os minerais mais especiais da Europa

Estes são alguns dos minerais mais especiais da Europa. A este conjunto, iremos adicionando novos exemplares que mereçam destaque pelas suas características únicas.

Na nossa loja online poderá também encontrar vários outros minerais em bruto provenientes das mais diversas partes do mundo.

Acompanhe as futuras atualizações deste artigo, até breve!