mantra que significa

Mantra que significa?

(Última atualização a 31/01/2023 )

Mantra é uma sílaba, palavra ou frase que repetimos, invocando determinadas qualidades espirituais. A repetição do mantra, vai-nos ajudar a atingir um determinado estado de consciência.

O significado de mantra, pode-se traduzir como “instrumento para conduzir a mente”. Se desconstruímos esta palavra do idioma sânscrito, entendemos mais facilmente a sua essência, man significa mente e a terminação tra significa controle ou proteção.

A principal utilização de um mantra, é auxiliar a concentração durante a prática de meditação. A técnica baseia-se na repetição, para manter a mente focada no presente, no momento em que se está a viver.

Podemos, no entanto, usar uma frase como mantra pessoal, para as mais diversas situações. Aqui ficam algumas sugestões:

• Estimulo matinal
• Ajudar a focar numa tarefa
• Diminuir uma sensação de ansiedade
• Expressar gratidão ao universo
• Assimilar um conceito

 

como escolher um mantra

 

Como escolher um mantra?

A escolha de um mantra é uma opção muito pessoal e irá depender da finalidade que aspiramos alcançar. As hipóteses de escolha são várias, sendo sempre possível encontrar inspiração se procuramos em fontes tradicionais.

A utilização do sânscrito, como idioma para expressarmos o nosso mantra, é uma opção válida. De qualquer forma, a intensidade é a mesma se escolhemos afirmações contemporâneas. O importante é a intenção que colocamos quando expressamos repetidamente a frase ou silaba que escolhemos.

Outra forma de eleger um mantra é quando somos iniciados por um mestre, monge ou guru. Esse guia espiritual poderá nos indicar um mantra específico para o nosso processo de evolução pessoal.

 

Mantra energia positiva

Existem detalhes que é importante termos em consideração, quando elegemos uma frase para sua repetição. Um dos mais relevantes, é que a frase que escolhemos, deve ser expressa sempre em positivo. Assim criamos um discurso interno que é benéfico para a nossa disposição mental.

Afirmações positivas e sinceras que nos fazem sentir bem, contribuem para um estado de espírito descontraído, livre. Eis alguns exemplos:

• Eu aceito-me
• Sou livre
• Abro o meu coração
• Tudo chega no momento certo
• Estou aberta às dádivas do universo

 

mantras energia positiva

 

Frases poderosas

Através da voz, trazemos para a luz aquilo que pretendemos alcançar. Damos-lhe vida. O poder do mantra está na materialização dessa vontade que reside no nosso interior.

Quanto mais universal é o sentimento que expressamos, mais forte é a vibração dessa energia. Por isso, existem mantras poderosos que reúnem em si o querer de muitos, ressoam com a força da natureza.

Se o que pretendes é utilizar mantras ancestrais, expressos em sânscrito, aqui ficam três exemplos:

— Para atrair abundância para a tua vida:

Om Hreem Shreem Hara Hara Swaaha

 

— O Gayatri é um dos mais antigos e proporciona força, equilíbrio e união com o sagrado:

Om bhur buvah svah 

Tat savitur varemyam

Bhargo devasya dhimahi

Dhiyo yo nah prachodyat

 

— Para teres proteção em todos os aspetos da vida, entoa:

Aad Guray Nameh
Jugaad Guray Nameh
Sat Guray Nameh
Siri Guru Dayvay Nameh

 

Mantras e cristais

Se gostas de fazer meditação com os teus cristais, experimenta usar o poder dos mantras, para ampliares a tua capacidade de concentração.

Uma das frases que mais se ouve, quando nos referimos a meditação, é as pessoas dizerem que não conseguem. Esta sensação de impossibilidade, pode ser mais facilmente superada, com a ajuda de um mantra.

Procura um local tranquilo, senta-te com as costas direitas e coloca um dos teus cristais favoritos entre as mãos. Depois, suavemente, fecha os olhos, respira com naturalidade e começa a entoar Om (aum).

 

mantras e cristais

 

Repara como a parte repetitiva e hipnótica do som, te ajuda a estares presente. Ao final de uns minutos, deixa de entoar o Om. A seguir, mantendo os olhos fechados, observa como se torna mais fácil sentires a energia do cristal que está entre as tuas mãos.

Podes repetir esta experiência com qualquer mantra. Se escolheres uma frase, que esteja relacionada com a energia do teu cristal, irás potenciar todo o processo. Na página sobre as diversas pedras preciosas, podes descobrir mais sobre a essência energética de cada cristal.

 

Mantra do dia

Verbalização de uma intenção, o mantra é uma energia sonora que nos desbloqueia internamente. Acredita-se que quando estamos a usar um mantra, somente intenções positivas preenchem a nossa mente.

Por isso escolhe uma frase que reflita algo que pretendes para a tua vida. Uma frase que expresse uma intenção profunda e sincera. Assim tens o teu mantra do dia, depois repete-o, até te sentires bem!

Poderá também gostar de ler…

Pulseiras difusoras de Lava

A Lava tem origem natural e é de composição porosa, razão pela qual

Ler mais
Chamador de Anjos uma joia especial

O chamador de anjos, ou chama anjos, é uma peça de joalharia distinta. Este colar especial, tem um pendente que emite som. [...]

Ler mais
Gema do mês de Março

Entre Gregos e Romanos era conhecida como a gema dos marinheiros, sendo utilizada como talismã para assegurar um bom regresso a casa.

Ler mais
Shungite a gema purificadora

Shungite é uma gema ainda pouco conhecida, mas muito poderosa em termos energéticos.

Ler mais
Geometria Sagrada: símbolos e significados

A Geometria Sagrada é um conjunto de conhecimentos que parte de princípios matemáticos e modelos geométricos, para explicar a origem de tudo [...]

Ler mais
Gema do mês de Outubro

A Opala é uma das gemas que mais lendas e histórias originou ao longo dos tempos, o que engrandece a sua aura [...]

Ler mais
Gema do mês de Setembro

Gema do mês de Setembro, a Safira simboliza a lealdade, a verdade e a paz. Acredita-se que o seu portador tomara decisões [...]

Ler mais
Propriedades do Âmbar

O âmbar é uma resina de coníferas fossilizada que florestavam a terra na era Terciária há mais de 30 milhões de anos.

Ler mais
Este website usa cookies para melhorar a sua experiência de utilização.