Joias de Espiral

Espiral e seus significados

Last Updated on 20/07/2021 by Prana

Espiral é uma das geometrias mais antigas que existem. Aparentemente é um desenho simples, no entanto a sua simbologia é complexa e bastante consistente ao longo do tempo.

Sendo um dos mais importantes símbolos ancestrais, a espiral na sua essência representa o movimento de todo o universo.

 

Espiral na História

As primeiras representações de espirais, foram gravadas em pedra por povos Neolíticos. Provavelmente, como imitação de padrões que observavam na natureza.

As espirais mais antigas encontradas até a data, são as dos templos megalíticos de Malta, que remontam à Idade de Bronze. A partir dessa data, as espirais desenhadas ou gravadas em pedra, aparecem por todo o mundo. Existem registos na Europa, Ásia, América do Norte, Central e do Sul, bem como, nas ilhas das Caraíbas e entre os povos Aborígenes.

 

Símbolo nas linhas de Nazca no Peru


Encontramos símbolos iguais, em povos que viviam muito distantes uns dos outros e que certamente, não tinham tido qualquer contacto entre eles.

As espirais pré-históricas mais famosas, provavelmente serão as de Newgrange, na Irlanda. Um túmulo megalítico com várias gravuras na pedra, que estão em bom estado de conservação, e entre as quais encontramos várias espirais.

Nos Estados Unidos, nas zonas do Arizona e Novo México, há restos arqueológicos com espirais que datam entre o ano 200 e 1200 E.C.. Também dentro do mesmo período de tempo, encontramos registos na América Central e do Sul, sendo as mais famosas as linhas de Nazca no Peru.

Como se percebe pelo exposto, encontramos representações do símbolo da espiral nos “quatro cantos do mundo”. Desde covas, rochas ou túmulos megalíticos, até aos tratados herméticos de distintas épocas e civilizações.

 

Movimento em espiral

 

A sua relevância na Ciência

Existem dois momentos de grande relevo no estudo matemático relacionados a esta forma geométrica, a Espiral de Arquimedes e a Sequência de Fibonacci, que originaram inúmeras aplicações práticas.

A ciência moderna também ajudou a identificar diversos padrões naturais em forma de espiral. Desde furacões, tornados, ao crescimento dos fetos e das videiras, estando igualmente presente em diferentes espécies de caracóis, nas galáxias, e em imensos outros exemplos. 



Quando observamos atentamente ao nosso redor, reparamos que este é um símbolo constantemente presente na natureza. A espiral, é na realidade, uma expressão da criação Divina.

 

Tipos de espirais

 

Significado da Espiral

Símbolo associado com a espiritualidade humana, a espiral é considerada de natureza feminina e lunar.

É fácil de compreender que devido à sua natureza universal, a riqueza de conteúdo deste símbolo é imensa. Vejamos por isso os principais significados da espiral:

    • Movimento perpétuo.
    • Os ciclos, a vida eterna e o renascer.
    • Evolução, crescimento e criação.
    • O ventre e a fertilidade
    • Representa a natureza e tudo o que é natural.
    • Arquétipo do cosmos, simboliza o processo evolutivo do universo.
    • A união de dois mundos, a junção de dois níveis de conhecimento.
    • Proteção em alturas de mudança

 

Tipos de Espirais

Ao longo dos tempos, as várias culturas criaram representações de diferentes tipos de espirais. A sua simbologia partilha caraterísticas gerais, mais também significados específicos:

    • A espiral que gira na direção dos ponteiros do relógio, simboliza o caminho desde a consciência do mundo material, à iluminação espiritual.
    • A espiral representada em movimento contrário aos ponteiros do relógio, representa a energia materializadora, aquela que se movimenta do céu para a terra.
    • Em culturas matriarcais, a espiral é muitas vezes representada como a serpente. Símbolo protetor da mulher, gerador de conhecimento e sabedoria.

 

Espiral e seus significados

 

Joias com Espiral

Manifestação da geometria sagrada ou reflexo da Mãe Natureza? O tempo o dirá. Certo é que também na joalharia encontramos o fascinante padrão da espiral, seja na forma da peça, seja a representação do próprio símbolo.

Sente atração por espirais? Então descubra as joias com espiral que temos disponíveis, concebidas a pensar em si!

Usufrua da beleza e do sopro energético deste símbolo que nos impulsiona para a ação, deixe-se transportar pela sensação do seu continuo movimento.