Propriedades do Âmbar

Propriedades do Âmbar

(Última atualização a 31/01/2023 )

O âmbar é uma gema que provem de um processo orgânico, como, por exemplo, as pérolas e o coral, e que tanto é utilizado na gemoterapia como em joalharia. Este tipo de gemas não são minerais, no caso do âmbar falamos de resina de coníferas fossilizada que florestavam a terra na era Terciária há mais de 30 milhões de anos.

As cores mais comuns do âmbar são os amarelos, laranjas, castanhos claros e laranjas avermelhados, menos habituais são as cores branco e verde azulado. Há vários tratamentos utilizados para melhorar o aspeto exterior desta gema, por exemplo, quando existem muitas bolhas de ar o âmbar fica com uma aparência muito opaca, nestes casos é levemente aquecido com um óleo específico para o tornar mais transparente.

Convém ter muito cuidado na forma como se lida com o âmbar, porque é um material delicado, para sua limpeza é melhor utilizar um pano levemente húmido ou seco, nada de água quente, detergentes ou lixívia.

Quando utilizado em contacto com o corpo, seja para terapias ou uso ornamental, deve-se evitar o uso de colónias ou perfumes. O âmbar pode queimar-se com um fósforo soltando um odor a incenso, antigamente muitos dos elixires utilizados em medicina e em rituais eram feitos desta maneira.

 

Propriedades do Âmbar e as suas aplicações gemoterapeuticas

Uma das propriedades do âmbar, talvez a mais interessante e menos divulgada, é a capacidade de transformar a energia mecânica em elétrica. Quando esfregarmos uma “pedra de âmbar” esta produz uma carga de energia estática. Tal facto já era conhecido na antiguidade, como demonstra a seu nome em grego: “electron”.

Esta particularidade faz com que o âmbar esteja diretamente relacionado com o sistema nervoso, o cérebro e os impulsos elétricos do corpo humano. Razão pela qual, em gemoterapia, se utiliza o âmbar colocado em contacto com determinadas partes do corpo para aliviar a ansiedade, o stresse e auxiliar a clareza mental.

Os órgãos internos do corpo humano que beneficiam do seu uso são o estômago, o baço, os rins, a bexiga, o fígado e a vesícula biliar.

 

Propriedades do Âmbar

 

O âmbar é uma gema muito potente, indicada para nos auxiliar a regenerar a nossa energia e perfeita para ser usada regularmente. No entanto, para algumas pessoas demasiado sensíveis às suas características, a utilização prolongada desta gema poderá causar algum desconforto, originando, por exemplo: nervosismo e hiperatividade.

Para beneficiar ao máximo das propriedades do âmbar como harmonizador, este deve ser utilizado ao nível do chakra do plexo solar e a sua limpeza energética realizada frequentemente, pois esta gema retém e armazena durante muito tempo as diferentes energias.

 

Distinguir o Âmbar

O âmbar autêntico é dispendioso, principalmente se contêm algum inseto ou planta no seu interior, convém ter atenção com as imitações, pois são difíceis de identificar corretamente. Existem duas maneiras não invasivas de identificá-lo: com raios ultravioleta para detetar fluorescência branca, mas nem sempre a têm; por imersão em água salgada, devido a sua densidade o âmbar boia e a maioria das suas imitações em plástico não.

 

Propriedades do ÂmbarHá outra gema muito parecida ao âmbar de menor valor que se chama copal. O copal também é uma resina fossilizada, mas mais jovem, encontra-se com frequência na zona do sul do México e na América Central, onde antigamente a utilizavam em rituais de limpeza como incenso.

Curiosidade: Pedro, o Grande, Czar da Rússia no século XVIII, construiu um quarto no qual as paredes e até alguns móveis eram feitos em âmbar. Esta maravilha foi vista pela última vez no ano 1941 quando as tropas alemãs invadiram a União Soviética, não se sabe se foi destruída ou se está escondida em alguma coleção privada.

Poderá também gostar de ler…

Gema do mês de Março

Entre Gregos e Romanos era conhecida como a gema dos marinheiros, sendo utilizada como talismã para assegurar um bom regresso a casa.

Ler mais
Espiral e seus significados

Conheça melhor um dos símbolos ancestrais que está constantemente presente na natureza

Ler mais
Limpeza de gemas e cristais

Uma gema que não se encontra limpa em termos físicos e energéticos, não nos permite usufruir da totalidade do seu potencial.

Ler mais
Sonhar com cristais

Sonhar com cristais e pedras preciosas é um sonho particular e pouco habitual que nos transporta para o nosso eu mais profundo. [...]

Ler mais
Origem das gemas (pedras preciosas)

A origem das gemas é essencialmente mineral, sendo por esse motivo que habitualmente, usamos a palavra pedra para as descrever.

Ler mais
Energia dos corpos geométricos

Compreenda como se manifesta a energia dos corpos geométricos.

Ler mais
Cristais e a Lua

Conheça as caraterísticas das diferentes fases da Lua. Descubra quais os melhores cristais naturais a usar em cada etapa do ciclo lunar.

Ler mais
Turmalina um mundo de cores

Turmalina é o nome pelo qual conhecemos um grupo de cristais, dos quais o mais conhecido é a Turmalina Negra. No entanto, [...]

Ler mais
Este website usa cookies para melhorar a sua experiência de utilização.