PEDRAS PRECIOSAS
Pedras preciosas e semipreciosas, é uma terminologia tradicional utilizada para nos referirmos a um determinado número de minerais e rochas devido à sua beleza e raridade. As pedras preciosas tendem a alcançar um valor de mercado bastante elevado conforme ao seu nível de qualidade, sendo selecionadas normalmente as melhores para a produção de peças de joalharia.
Gemas é o termo normalmente usado para denominar as pedras preciosas, provém do latim gemma que significa respetivamente pedra preciosa. Os cristais de origem mineral, são também gemas, mas têm denominação própria devido às propriedades e geometria da sua estrutura.
NATUREZA DAS GEMAS
Em relação à sua natureza, as gemas podem ser divididas em orgânicas e inorgânicas.
Gemas inorgânicas, entre as quais se incluem os cristais, foram formadas por processos não biológicos. Dentro desta classificação encontramos a maior parte das gemas, minerais e rochas que são mais conhecidas. Por exemplo os quartzos, as ágatas ou os topázios.
As gemas orgânicas tem origem vegetal ou animal e por tanto não podemos considerá-las nem rochas, nem cristais, mesmo se têm uma vibração energéticas específica e são usadas em gemoterapia. As gemas mais conhecidas dentro de este grupo, são a Pérola, o Âmbar e o Coral.
SIGNIFICADO DAS PEDRAS PRECIOSAS
As diferentes pedras naturais possuem uma energia específica que a humanidade tem conhecido e utilizado ao longo da sua história, para as terapias do corpo e da alma.
Na Prana criamos joias artesanais com gemas e cristais, para que as pessoas possam usufruir das propriedades benéficas desta força da natureza.
Compilamos para si uma seleção das diferentes pedras preciosas que utilizamos mais frequentemente nas nossas joias. Assim poderá conhecer melhor a origem e significado de cada gema, bem como as suas características e aplicações.