geometria sagrada símbolos

Geometria Sagrada: símbolos e significados

(Última atualização a 22/03/2023 )

A Geometria Sagrada é um conjunto de conhecimentos que parte de princípios matemáticos e modelos geométricos, para explicar a origem de tudo o que existe.

Esta forma de descodificar aquilo que nos rodeia, é rica em simbologia, com profundos significados que se foram revelando ao longo da história da humanidade.

Mas comecemos por dar resposta a duas questões fundamentais…

 

Geometria Sagrada, o que é?

Se começarmos pela etimologia da própria palavra Geometria, verificamos que provém da junção de Geo = Terra + Metria = Medida.

É por se dedicar a essa “Medição do Mundo”, através de metodologias matemáticas, que a Geometria permite a descrição e compreensão das formas e padrões de todas as estruturas da natureza.

 

geometria sagrada na natureza

 

Da Geometria Natural à Geometria Sagrada, o caminho é simples, e parte do princípio de que Deus criou o Universo e tudo o que nele existe.

Assim, sempre que procuramos compreender a organização de padrões naturais, aproximamo-nos dos modelos da criação original. E sempre que replicamos a natureza, estamos a replicar o padrão divino.

 

Para que serve a Geometria Sagrada?

A humanidade sempre procurou entender a beleza, subjacente a toda a criação. Queremos criar Ordem a partir do Caos, para alcançar um ponto de equilíbrio. A Geometria Sagrada é uma via para alcançar essa organização e harmonia.

Desde cedo, este conhecimento tem sido utilizado para criar espaços sagrados. De monumentos megalíticos a pirâmides, de pequenas igrejas a catedrais. São inúmeros e diversificados os tipos de templos, que foram pensados e construídos, seguindo os princípios da geometria e das proporções matemáticas.

 

geometria sagrada icosaedro

 

E não só em termos de espaço. Também na própria reprodução da luz em pintura, na cosmologia ou na concepção de símbolos, se aplicam os seus fundamentos. Se a geometria está na base de toda a criação, não surpreende uma utilização tão diversa que pode ir da arquitectura até à música.

 

Um conhecimento ancestral da natureza

Para procurar a origem da Geometria Sagrada é preciso recuar até tempos muito antigos e aos primórdios da civilização, na Mesopotâmia. Já nessa altura, a simbologia geométrica despertava o interesse de sacerdotes e sacerdotisas ligados ao conhecimento místico, sagrado e até ao oculto.

Os vestígios do uso desse conhecimento estão presentes em várias culturas, da Asia à África e à Europa – em povos como os Celtas, Romanos e Gregos.

Na Europa, o seu apogeu foi na Idade Média. Os arquitetos de então, recuperaram os ensinamentos milenares a partir de textos Gregos e puseram-nos em prática na construção de templos sagrados.

 

geometria na natureza

 

Na história da arte, a influencia dessa simbologia também se fez notar no Renascimento. É fácil perceber a inspiração no trabalho de pintores e escultores, como Leonardo da Vinci, Bernini e muitos outros artistas

Seguiu-se um período de declínio e quase desaparecimento destas referências na arte entre o séc. XVII e XVIII. Mas a viragem para o séc. XIX trouxe o seu ressurgimento, ainda que, como arte oculta e iniciática.

Apesar de se identificar com o ocidente, encontra paralelo com as práticas do Feng Shui, baseadas na sabedoria milenar oriental. Em comum, existe a mesma intenção, de encontrar ou modificar a energia dos espaços para melhorar as nossas vidas.

 

A viagem da criação simbólica

Um bom ponto de partida para entender a Geometria Sagrada é o da génesis, que conta a história da criação. No início, toda a forma de energia é o espírito de Deus não materializado. Da unidade passamos à dualidade e daí ao todo.

 

geometria sagrada significado

 

No processo de criação simbólica, as formas com linhas retas descrevem processos racionais, masculinos. As linhas curvas, processos intuitivos, femininos.

 

Frases sobre Geometria Sagrada

Alguns autores de relevo expressaram o seu pensamento, sobre a importância que atribuíam a este conhecimento:

 

Deus escreveu o universo com o alfabeto da matemática.
– Galileo Galilei

 

A geometria existia antes da criação.
– Kepler

 

A geometria é a medição da natureza com o entendimento humano.
– Almada Negreiros

 

colar semente da vida

 

Principais símbolos da Geometria Sagrada

Existem diversos símbolos, representação gráfica das forças da natureza em movimento, que traduzem conceitos base da Geometria Sagrada. Aqui ficam uma lista dos principais, caso queira se aprofundar no tema:

 

    • Vesica Piscis
    • Triquetra
    • Flor da Vida
    • Árvore da Vida da Kabalah
    • Fruto da Vida
    • Metatron
    • Semente da Vida
    • Triângulo Equilátero
    • Quadrado
    • Pentágono e Pentagrama ou Estrela Pentagonal
    • Hexágono e Estrela de David ou Selo de Salomão
    • Octógono
    • Sólidos Platónicos

 

Joias de inspiração geométrica

Seguindo a linha de pensamento deste conhecimento, as formas de um cristal ou o padrão de uma joia que usamos, têm influência sobre o nosso equilíbrio físico e espiritual.

Descubra os diferentes artigos, com padrões inspirados na Geometria Sagrada, que temos disponíveis para si na área de loja.

Poderá também gostar de ler…

Propriedades terapêuticas da Shungite

Compreenda as possibilidades terapêuticas da Shungite e o seu efeito sobre a saúde física, emocional e espiritual.

Ler mais
Mantra que significa?

Mantra é uma sílaba, palavra ou frase que repetimos, invocando determinadas qualidades espirituais. A repetição do mantra, vai-nos ajudar a atingir um [...]

Ler mais
Como funciona o Pêndulo?

O pêndulo é uma ferramenta energética, que se usa para obter resposta a perguntas concretas.

Ler mais
Os 7 melhores cristais para a casa

Quais os melhores cristais para o nosso lar, doce lar? Na realidade, são poucos os metros quadrados do mundo que nos acolhem, [...]

Ler mais
Limpeza de gemas e cristais

Uma gema que não se encontra limpa em termos físicos e energéticos, não nos permite usufruir da totalidade do seu potencial.

Ler mais
Sonhar com cristais

Sonhar com cristais e pedras preciosas é um sonho particular e pouco habitual que nos transporta para o nosso eu mais profundo. [...]

Ler mais
Cristais e a Lua

Conheça as caraterísticas das diferentes fases da Lua. Descubra quais os melhores cristais naturais a usar em cada etapa do ciclo lunar.

Ler mais
Gema do mês de Abril

O fascínio da humanidade por esta maravilha da natureza vem de longe, o diamante.

Ler mais
Este website usa cookies para melhorar a sua experiência de utilização.