(Última atualização a 31/01/2023 )
Gema do mês de Fevereiro, a Ametista está relacionada com o signo astrológico de Aquário.
Até ao século XIX a Ametista pertenceu ao grupo das gemas mais valiosas junto com o Rubi, a Esmeralda e a Pérola. Quando foram descobertas as grandes minas do Brasil, o seu preço por quilate diminuiu substancialmente, devido à grande quantidade de Ametista que estas proporcionavam. Hoje em dia as mina do Brasil ainda continuam a ser a origem mais abundante desta gema.
Podemos seguir o percurso histórico da Ametista nas antigas pinturas da realeza e nobreza, encontramos gemas de grande qualidade e tamanho em colares, anéis, peitorais e outro tipo de joias. Muitas delas seguem na posse das várias casas da realeza mundial.
Gema do mês de Fevereiro – Ametista
A Ametista continua a ser a gema mais valiosa da família dos quartzos, apesar de já não ser comercializada ao preço de antigamente. O valor de transação da Ametista depende essencialmente do seu tamanho, da sua claridade e da cor, existindo no entanto outros fatores a ter em conta na sua avaliação.
A sua cor é característica e varia entre o violeta claro até o roxo intenso. A origem do seu nome está relacionada com a sua cor. Em Grego amethystos, significa aquele “que não está bêbedo” pois é a cor do vinho aguado. A Ametista é uma gema que estava dedicada ao Deus Baco, sendo muito utilizada para evitar todo tipo de intoxicações e envenenamentos.
O leque de propriedades benéficas da Ametista é amplo. É utilizada para conectar com o Eu Superior em meditação e apropriada para incrementar a atividade mental.
No nosso lar, pode ser utilizada como proteção para os campos de energias negativas, por isso a consideramos um dos 7 melhores cristais para a casa. A Ametista têm uma carga espiritual elevada, estando relacionada com o número 12 por ser a duodécima gema no peitoral sacerdotal bíblico.
Ao nível físico, utilizando técnicas de gemoterapia, podemos recorrer às pontas de Ametista para acalmar a dor de cabeça e equilibrar a glândula pineal, o que favorece o descanso reparador e sem pesadelos
Devido as suas propriedades energéticas, a Ametista afasta os medos e protege o viajante dos possíveis perigos do caminho. Ajuda a manter a constância e o equilíbrio psíquico quando queremos abandonar hábitos prejudiciais.