(Última atualização a 27/01/2023 )
Os minerais mais especiais de África, é uma seleção de extraordinários exemplares de beleza única que a natureza nos oferece.
África é o continente onde provavelmente existe a maior variedade e qualidade de diferentes minerais, gemas e cristais.
De Marrocos à África do Sul, da Serra Leoa até Madagáscar, há poucos países do continente africano que não ofereçam maravilhas geológicas em abundância. A lista de descobertas de minerais invulgares é vasta e aqui destacamos alguns dos mais incríveis exemplares encontrados.
Minerais de África
Desfrute da ampla variedade de cores e formatos dos minerais de África. A abundância do subsolo deste continente, com mais de 30 milhões de quilómetros quadrados, é inimaginável.
Piromorphite – Marrocos
Marrocos é conhecido geologicamente, pelas suas magníficas jazidas de fósseis, tanto por quantidade como pela sua qualidade. No entanto, também nos surpreende com outro tipo de preciosidades. Esta imagem corresponde a uma geométrica formação de Piromorphite que foi encontrada na região de Jerada.
Erythrite – Marrocos
A Erythrite é também conhecida como Flor de Cobalto. A sua primeira identificação ocorreu nos finais do século XIX, e o nome tem a sua origem no termo grego Erythros que significa vermelho.
Se bem que este mineral pode ser encontrado em vários lugares do mundo, Marrocos conta com os maiores cristais descobertos até ao momento. Chegando os exemplares, em alguns casos raros, a medir 15 cm de comprimento.
Tanzanite – Tanzânia
Em 1967, a descoberta de uma lindíssima variedade de Zoisite, iniciou a história da Tanzanite. Uma gema que até hoje, só se encontra na Tanzânia e que deve o seu nome à Tiffany’s.
A famosa joalharia batizou esta gema e começou a comercializá-la no ano de 1968. Em pouco tempo, esta preciosidade, ganhou um lugar entre as gemas mais caras do mundo. Hoje em dia uma Tanzanite de boa qualidade, alcança valores bastante elevados, comparáveis a qualquer outra gema utilizada em alta joalharia.
Opala Welo – Etiópia
As Opalas Welo, são encontradas na Etiópia. Estas gemas são caraterizadas por serem translúcidas e pelo seu fabuloso jogo de cores.
Turmalina bicolor – Madagáscar
A ilha de Madagáscar esconde uma abundante e imensa variedade de gemas no seu subsolo. Neste caso nos encontramos com uma agulha de Turmalina bicolor de excelente qualidade tanto pela intensidade das cores, como pela sua claridade.
Rodocrosite sobre Goethite – África do Sul
A Rodocrosite é uma gema muito delicada, de cor rosa intenso. Este exemplar encontra-se junto de outro mineral chamado Goethite. O seu nome não é muito familiar, não entanto, o seu uso como pigmento ocre tem sido utilizado desde a pré-historia.
Água-marinha – Namíbia
Esta Água-marinha, de cor e claridade deslumbrantes, foi extraída em Erongo. Esta província da Namíbia, têm-se destacado pela qualidade e variedade de exemplares que têm sido encontrados no seu subsolo. A dureza da Água-marinha na escala de Mohs é bastante elevada, situando-se entre 7,5 a 8.
Elbaíte – Marrocos
Esta Elbaíte é uma variedade da Turmalina Rubellite, proveniente de Marrocos. A intensidade da sua cor, formação e transparência fazem deste exemplar uma raridade.
Cuprosklodowskite – República Democrática do Congo
Cobalto, Cobre, Diamantes e Malaquite, são os minerais mais famosos que encontramos em abundância na República Democrática do Congo. Mas não só, também encontramos pequenas maravilhas como esta Cuproklodowskite.
À semelhança do que a natureza faz com certos animais venenosos, também no caso deste mineral incomum, ela deixa-nos um aviso. A cor vibrante da Cuproklodowskite é um sinal da sua radioatividade.
Os minerais mais especiais de África
Estes são alguns dos minerais mais especiais de África. A este conjunto, iremos adicionando novos exemplares que mereçam destaque pelas suas características únicas.
Na nossa loja online poderá também encontrar vários outros minerais em bruto provenientes das mais diversas partes do mundo.
Acompanhe as futuras atualizações deste artigo, até breve!