Os minerais mais especiais de Africa

Os minerais mais especiais de África

Last Updated on 14/11/2020 by Prana

Os minerais mais especiais de África, é uma seleção de extraordinários exemplares de beleza única que a natureza nos oferece.

África é o continente onde provavelmente exista a maior variedade e qualidade de diferentes minerais, gemas e cristais.

De Marrocos à África do Sul, da Serra Leoa até Madagáscar, há poucos países do continente africano que não ofereçam maravilhas geológicas em abundância. A lista de descobertas de minerais invulgares é vasta e aqui destacamos alguns dos mais incríveis exemplares encontrados.

 

Minerais de África

Desfrute da ampla variedade de cores e formatos dos minerais de África. A abundância do subsolo deste continente, com mais de 30 milhões de quilómetros quadrados, é inimaginável.

 

Piromorphite – Marrocos

Marrocos é conhecido geologicamente, pelas suas magníficas jazidas de fósseis, tanto por quantidade como pela sua qualidade. No entanto também nos surpreende com outro tipo de preciosidades. Esta imagem corresponde a uma geométrica formação de Piromorphite que foi encontrada na região de Jerada.

Fonte da imagem

 

 

Erythrite – Marrocos

A Erythrite é também conhecida como Flor de Cobalto. A sua primeira identificação ocorreu nos finais do século XIX, e o nome tem a sua origem no termo grego Erythros que significa vermelho. Se bem que este mineral pode ser encontrado em vários lugares do mundo, Marrocos conta com os maiores cristais descobertos até ao momento. Chegando os exemplares, em alguns casos raros, a medir 15 cms de comprimento.

Fonte da imagem

 

 

Tanzanite – Tanzânia

Em 1967, a descoberta de uma lindíssima variedade de Zoisite, iniciou a história da Tanzanite. Uma gema que até hoje, só se encontra na Tanzânia e que deve o seu nome à Tiffany’s. A famosa joalharia batizou esta gema e começou a comercializa-la no ano de 1968. Em pouco tempo, esta preciosidade, ganhou um lugar entre as gemas mais caras do mundo. Hoje em dia uma Tanzanite de boa qualidade, alcança valores bastante elevados, comparáveis a qualquer outra gema utilizada em alta joalharia.

Fonte da imagem

 

 

Opala Welo – Etiópia

As Opalas Welo, são encontradas na Etiopia. Estas gemas são caraterizadas por serem translúcidas e pelo seu fabuloso jogo de cores.

Fonte da imagem

 

 

Turmalina bicolor – Madagáscar

A ilha de Madagáscar esconde no subsolo uma grande quantidade e variedade de gemas. Neste caso nos encontramos com uma agulha de Turmalina bicolor de excelente qualidade tanto pela intensidade das cores, como pela sua claridade.

Fonte da imagem

 

 

Rodocrosite sobre Goethite – Africa do Sul

A Rodocrosite é uma gema muito delicada, de cor rosa intenso. Este exemplar encontra-se junto do um outro mineral chamado Goethite. O seu nome não é muito familiar, não entanto, o seu uso como pigmento ocre tem sido utilizado desde a pré-historia.

Fonte da imagem

 

 

Água-marinha – Namíbia

Esta Água-marinha de cor e claridade deslumbrantes, foi extraída em Erongo. Esta província da Namíbia, têm-se destacado pela qualidade e variedade de exemplares que têm sido encontrados no seu subsolo. A dureza da Água-marinha na escala de Mohs é bastante elevada, entre 7.5 a 8.

Fonte da imagem

 

 

Elbaíte – Marrocos

Esta Elbaíte é uma variedade da Turmalina Rubellite, proveniente de Marrocos. A intensidade da sua cor, formação e transparência fazem deste exemplar uma raridade.

Fonte da imagem

 

 

Cuprosklodowskite – República Democrática de Congo

Cobalto, Cobre, Diamantes e Malaquite, são os minerais mais famosos que encontramos em abundância na República Democrática de Congo. Mas não só, também encontramos pequenas maravilhas como esta Cuproklodowskite. Como a natureza faz com certos animais venenosos, a sua cor vibrante é também um aviso, pois este mineral incomum é radioativo.

Os minerais mais especiais de Africa

Fonte da imagem

 

 

Os minerais mais especiais de África

Estes são alguns dos minerais mais especiais de África. A este conjunto, iremos adicionando novos exemplares que mereçam destaque pelas suas características únicas. 

Na nossa loja online poderá também encontrar vários outros minerais em bruto provenientes das mais diversas partes do mundo.

Acompanhe as futuras atualizações deste artigo, até breve!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.