(Última atualização a 27/01/2023 )
Os animais, como fonte de inspiração na joalharia, tem passado por várias fases ao longo da história. Sem dúvida esta tendência teve um auge na altura da Art Nouveau, onde animais reais, mitológicos e flora inundaram todas as expressões artísticas. Existindo inúmeros exemplos, da pintura à arquitetura, passando pela alta joalharia.
Beautiful Creatures: Jewelry inspired by the Animal Kingdom
É o título de um livro de joalharia, escrito por Marion Fasel e recém-lançado no mercado, em finais de Setembro de 2020.
Marion Fasler, apresenta neste livro uma cuidada seleção de joias de animais, criadas desde o século XIX até os nossos dias. Verdadeiras peças de arte, com um refinamento estético extraordinário que são uma delícia de observar.
Esta é uma publicação a não perder pelos amantes das joias. Com interessantes revelações da simbologia associada a cada peça. Neste livro irá encontrar curiosidades sobre mulheres famosas, como a Duquesa de Windsor, Twiggy e Elizabeth Taylor e as suas joias peculiares.
Joias inspiradas no reino animal
Casas de joalharia, como Bulgari e Cartier, utilizam as cobras e as panteras, respetivamente, para definir coleções icónicas. Esta publicação sobre joias inspiradas no reino animal, inclui também obras mestras de Tiffany, Boucheron, Schlumberger, Belperron e outros magníficos joalheiros.
Acompanhando o lançamento do livro, o American Museum of Natural History, vai proximamente apresentar uma exposição com o mesmo título.
Para quem se apaixone pelo tema e queira usufruir de uma tarde mágica, deixamos uma sugestão. Quando estiver em Lisboa, não se esqueça de visitar a exposição permanente do Museu Calouste Gulbenkian, para ver as fabulosas joias de René Lalique.
Animais em pedras preciosas
Deixamos aqui algumas das 120 imagens que compõem este livro, uma compilação de joias inspiradas no reino animal. Peças únicas, concebidas com metais e pedras preciosas da mais elevada qualidade.
Bracelete Girafa de Tiffany & Co.,1969. Peça concebida com diamantes, esmeraldas e ouro.
Bracelete Cobra, França, 1850. Peça concebida com esmeraldas, diamantes, safiras rosa, prata e ouro.
Pregadeira Borboleta de JAR, 1987. Peça concebida com safiras, diamantes, prata, platina e ouro.
Colar Corcodilos de Cartier Paris, 1975. Peça concebida com diamantes amarelos, esmeraldas, rubis e ouro.
Choker Serpente de JAR, 1990. Peça concebida com safiras, ametistas, diamantes, prata e ouro.