Shungite a gema pruficadora

Shungite a gema purificadora

(Última atualização a 31/01/2023 )

Shungite é uma gema ainda pouco conhecida, mas muito poderosa em termos energéticos. As suas propriedades podem contribuir para um equilíbrio saudável do organismo, ao nível físico, mental e emocional.

Na Península Ibérica esta gema começou a ser comercializada nos anos 90 do século XX, principalmente devido as suas capacidades de absorção e transmutação, de energias negativas e radiações eletromagnéticas.

É interessante reparar que a Shungite tenha começado a ser conhecida de uma forma mais abrangente a partir do aumento das radiações artificiais no nosso dia a dia. Certamente, faz-nos pensar que este mineraloide de origem orgânica chegou no momento certo.

 

Origem da Shungite

A principal mina de Shungite e de onde provem o mineral de melhor qualidade, encontra-se na Rússia numa região do noroeste chamada Karélia, junto da fronteira com Finlândia. Mais concretamente numa povoação chamada Shunga e que dá o nome ao mineral.

As suas propriedades curativas não são Filtrar água com Shungite novidade para os habitantes da zona que o usavam para tratar algumas doenças da pele e também para purificar a água. De facto o primeiro SPA da Rússia encontra-se nesta região e foi fundado por Pedro o Grande em 1714, aproveitando as propriedades da Shungite que se encontrava no subsolo.

Na realidade encontra-se muita informação sobre as qualidades da Shungite, enquanto purificadora de água. Existem relatos inclusive da sua utilização, para limpar água suja de componentes orgânicos e bactérias.

Apesar de não termos acesso aos estudos feitos, é um facto que o carvão é um dos principais ativos utilizados nos filtros de água que temos em casa. Certo também é que com a Shungite podemos fazer um elixir de água fantástico, para colmatar problemas emocionais e espirituais.

 

Qualidade

Existem vários tipos de qualidades de Shungite o que se reflete no seu preço de comercialização. O valor desta gema normalmente depende da percentagem de Carbono existente na sua composição, em relação a outros elementos, da sua porosidade e do lustre e brilho da sua superfície.

A Shungite de boa qualidade é negra, com um brilho acetinado/brilhante e não cinza escuro. Contém uma proporção de Carbono elevada e possui uma alta condutividade à eletricidade.

 

Shungite Elite

 

A chamada Shungite Elite apresenta um reflexo espelhado, sendo a máxima expressão do mineral no seu aspeto como gema. No entanto para uso terapêutico, podemos usar tanto a Elite como uma outra Shungite de boa qualidade, porque os seus efeitos vão ser os mesmos a nível vibracional.

A Shungite é uma expressão da Mãe Terra, abrindo-nos uma porta para recuperarmos a consciência dos ciclos da natureza.

 

Limpeza e cuidados

Esta é uma pedra delicada, porosa e leve. Necessita por isso, de algum cuidado no seu manuseamento e limpeza.

Os métodos de limpeza energética que recomendamos Shungite em bruto para esta gema, são a sua purificação com incenso ou com água corrente da torneira, durante uns cinco minutos.

Carregar a pedra com Reiki ou com a energia do Sol e da Lua, a exposição ao Sol não deve ser direta mas somente à claridade da luz solar.

A programação da Shungite, ou de qualquer uma outra pedra, direciona os seus efeitos, por isso é conveniente a sua programação para usos específicos.

Neste outro artigo do nosso Blog, poderá ler sobre as propriedades terapêuticas desta gema e suas aplicações mais comuns.

Poderá também gostar de ler…

Gema do mês de Setembro

Gema do mês de Setembro, a Safira simboliza a lealdade, a verdade e a paz. Acredita-se que o seu portador tomara decisões [...]

Ler mais
Cristais e a Lua

Conheça as caraterísticas das diferentes fases da Lua. Descubra quais os melhores cristais naturais a usar em cada etapa do ciclo lunar.

Ler mais
Espiral e seus significados

Conheça melhor um dos símbolos ancestrais que está constantemente presente na natureza

Ler mais
Limpeza de gemas e cristais

Uma gema que não se encontra limpa em termos físicos e energéticos, não nos permite usufruir da totalidade do seu potencial.

Ler mais
Gema do mês de Outubro

A Opala é uma das gemas que mais lendas e histórias originou ao longo dos tempos, o que engrandece a sua aura [...]

Ler mais
Joias inspiradas no reino animal

Os animais como fonte de inspiração na joalharia, tem passado por várias fases ao longo da história.

Ler mais
Gema do mês de Fevereiro

Até ao século XIX a Ametista pertenceu ao grupo das gemas mais valiosas junto com o Rubi, a Esmeralda e a Pérola.

Ler mais
Origem e composição da Pérola

As pérolas são gemas orgânicas e têm sido usadas desde a antiguidade como joia.

Ler mais
Este website usa cookies para melhorar a sua experiência de utilização.