(Última atualização a 31/03/2023 )
Entender como se manifesta a energia dos corpos geométricos, é uma das chaves para se desvendar a relação entre a matéria e o fluxo energético. Sendo uma noção base em Geometria Sagrada, vamos encontrar a utilização prática deste conhecimento em várias outras áreas.
Devemos então ter em consideração quer seja na arquitetura, no design ou nos cristais, as diferentes formas geométricas podem potenciar ou bloquear a dinâmica do campo energético do objeto.
Recorrendo a este conhecimento, podemos, por exemplo, influenciar o fluxo de energia da divisão de uma casa, alterando a localização do mobiliário existente no seu interior.
O formato como os cristais são esculpidos, também determina como a sua energia natural se vai exteriorizar. Termos noção desta realidade, permite-nos escolher e usar as formas que mais se adequam ao nosso propósito.
Fluxo da energia dos corpos geométricos
As figuras geométricas podem ser divididas em planas e espaciais, neste caso quando já têm três dimensões. Observemos então como as seguintes formas influenciam o fluxo energético:
CIRCULO
Sendo uma figura geométrica positiva, o círculo está relacionado com a energia da criação. Simbolicamente expressa o momento em que se formou o mundo depois do caos.
Existe uma conexão com a noção de perfeição e simultaneamente com a constante mutação dos ciclos da natureza.
Energeticamente o círculo faz fluir, pois não existem arestas. Razão pela qual, este é um formato que naturalmente potência a energia.
ESFERA
Movimento e renovação é a essência da esfera. Numa outra perspetiva, podemos considerar a esfera como um elemento que envolve e protege. Energeticamente, a esfera é o fluxo em atividade, apropriada principalmente para gerar movimento em tudo o que está estagnado.
QUADRADO
Como representação por excelência da materialização da energia, temos o quadrado. Esta figura geométrica, que está relacionada com o elemento terra, solidifica a energia. Energeticamente o quadrado retém, torna a energia estática.
CUBO
Constituído por seis quadrados, o cubo representa a consolidação da matéria e a estrutura. Energeticamente o cubo concentra a energia em si, contraria o seu fluxo, tendo a configuração adequada para absorver o que está em excesso.
TRIÂNGULO
Considerada uma forma relacionada com a transcendência, o triângulo é uma representação da divindade e da elevação. Existindo em si uma expansão da força, canalizada através dos seus vértices. Em termos dinâmicos, o triângulo conduz o fluxo de energia, numa determinada direção.
PIRÂMIDE
Este é o corpo geométrico com maior conexão com o cosmos. Constituída por quatro triângulos, e uma base quadrada, a pirâmide projeta a sua energia para um determinado ponto acima de si.
Paralelamente, a pirâmide também é um elemento de captação e expansão da energia na sua base.
Energeticamente a pirâmide está diretamente relacionada com a concentração e foco, sendo naturalmente uma forma que projeta a energia.
OCTAEDRO
O octaedro tem oito faces, e a sua forma, assemelha-se à junção de duas pirâmides que apontam em direções opostas. Esta forma geométrica é um dos cinco sólidos platónicos, e segundo este filósofo, é representativo do elemento ar.
Em termos energéticos, o octaedro é um poderoso difusor. A energia que se concentra no seu centro é irradiada através dos seus seis vértices. Sendo a forma ideal para dinamizar o que estiver ao seu redor.
Observação complementar
A noção dos princípios acima referidos, é de extrema importância para quem queira trabalhar com harmonização de espaços.
Caso tenha em mente, uma aplicação concreta, na nossa loja online, encontra diversos cristais geométricos que poderão ajudar.
Escolha aqueles, em que a forma e a energia natural, melhor coincidam com a sua intenção.