Gema do mês de Abril

Gema do mês de Abril

Last Updated on 20/09/2020 by Prana

Gema do mês de Abril, o Diamante está associada ao signo astrológico de Carneiro.

O fascínio da humanidade por esta maravilha da natureza vem de longe, pois acredita-se que já no século IV BCE, a Índia comercializava com os diamantes das suas minas.

Alguns dos diamantes mais fabulosos do mundo foram encontrados nas minas da região de Golkonda. Entre eles, o Koh-i-Noor que pertence hoje em dia à coroa Britânica e o Diamante Hope que é o diamante azul mais famoso do mundo.

 

Gema do mês de Abril – Diamante

O nome Diamante vem do grego Adamas que significa “indomável”. É a substância mais resistente a ser riscada do mundo, um diamante só pode ser riscado por um outro diamante.

O seu processo de formação é um dos vários motivos da sua extrema dureza e estabilidade. A sua composição é puro Carbono que é transformado em diamante devido a estar sujeito a temperaturas elevadas e grandes pressões. Estas são condições geológicas que só podem ser encontradas a uns 160 quilómetros de profundidade. Por comparação o grafite, o material das minas do lápis, que também é carbono tem uma composição muito mais suave devido ao seu processo de formação.

 

Gema de Abril o Diamante

 

Qualidade e valor de um Diamante

Existem quatro fatores a ter em conta se queremos comprar um diamante e compreender o seu valor:

  • Cor:
    Quanto menos cor, mais valor. Existem varias escalas que medem a cor nos diamantes “brancos”, sendo a do GIA que vai do D ao Z, uma das mais utilizadas.
  • Pureza:
    Quanto menos inclusões, melhor a qualidade do diamante. Esta variável é avaliada por gemólogos com umas lupas especiais de 10 aumentos. A escala utilizada foi também criada pelo GIA e vai do “F” (Flawless) até o I3 (Included 3).
  • Talha:
    A qualidade da lapidação também afeta o valor final de um diamante. É através do trabalho do lapidador que o diamante em bruto se transforma, para mostrar todo o seu potencial de brilho e fogo.
  • Peso:
    A unidade de peso para o Diamante é o quilate, que corresponde a 0,20 gramas.

 

Propriedades energéticas do Diamante

O Diamante detém propriedades energéticas e espirituais muito intensas, sendo principalmente utilizado em processos de sanação mental, física e espiritual. Esta gema é também uma excelente escolha para a harmonização de ambientes e geopatias.

Caracterizado pela sua força, o Diamante é utilizado em casos de bloqueio intenso, por possuir uma grande carga de energia positiva. Este é um cristal muito apropriado para eliminar a negatividade e aumentar a força vital de quem o utiliza.