Cabochão Cianite Azul

Cabochão, como avaliar?

Last Updated on 06/06/2021 by Prana

O cabochão tem um valor que é determinado em função das características naturais da gema e da qualidade do trabalho de lapidação. Por sua vez, os critérios que devemos observar para avaliação de uma gema, são variados. Devemos ter em conta que o valor final da gema depende de factores diversos como: a claridade, a cor, a raridade, o peso e o talhe.

 

Lapidação de um cabochão

A qualidade da lapidação ou talhe, é assim, um dos pontos principais que temos de considerar. O cabochão é uma forma simples de lapidação, por isso é bastante mais fácil de avaliar e executar que uma lapidação facetada. Primeiro devemos analisar o cabochão visto de cima. Os fatores a ter em conta são a simetria, as proporções e as linhas paralelas. Independentemente de o cabochão ter uma forma rectangular, quadrada ou poligonal, deve existir um aspeto simétrico ou agradável. O passo seguinte é a observação do perfil, para avaliar o seu equilíbrio e harmonia. A curva da abóbada deve ser simétrica, e a sua altura, proporcional. A base, deve também ser regular, senão pode complicar o processo de cravação.

 

Cabochão de Citrino

 

A harmonia da forma

Se sentirmos que há alguma coisa que não está certa no cabochão, existe uma norma de proporções que podemos confirmar. A altura da cúpula, até a cintura do cabochão, deve ser aproximadamente 2/3 da largura total da pedra. Caso o cabochão seja plano demais para o seu tamanho, este pode se partir no momento da cravação, sobretudo se for de um cristal mais frágil. No entanto, devemos ter presente, que o cabochão é um tipo de talhe que é extremamente adaptável ao que queremos destacar na gema. Por exemplo, as opalas são lapidadas em formato de abóbada baixa, especificamente para destacar melhor o seu jogo de cor. Não sendo por isso, que as consideramos mal lapidadas, pois de fato essa é a sua melhor proporção. Um critério final a ter em conta na avaliação de um cabochão, é o grau de qualidade do seu polimento, tendo sempre em conta que existem diferenças na capacidade de polimento de cada mineral.